sexta-feira, 7 de maio de 2010

P 5 MESTRADO MI. BABY CLASS X DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MOTOR

A RELAÇÃO ENTRE O BABY CLASS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MOTOR

Como já visto, o desenvolvimento cognitivo-motor é o processo de mudança no comportamento, o qual está relacionado com a idade, tanto no pensamento, quanto no movimento da criança.
Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora faz com que a criança se refugie do meio o qual não domina, conseqüentemente deixando de realizar ou realizando com pouca freqüência determinadas atividades.
Isso mostra que há uma relação entre a cognição, pois o progresso de uma criança recém nascida é medido por suas ações motoras, isto é:
A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades motoras, afetivas e cognitivas. (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: arte/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997, p.67, o grifo é nosso).
Cada criança apresenta seu padrão característico de desenvolvimento, pela influência sofrida em seu meio. Durante os primeiros anos de vida os progressos em relação ao desenvolvimento costumam obedecer a uma seqüência ordenada, mas existe considerável variabilidade individual, de acordo com cada criança.
Quanto mais tarde a criança iniciar o plano de normalização, mais defasado estará o seu desenvolvimento motor, juntamente com a perda na área sensorial,

refletindo na perda da noção espacial, esquema corporal, percepção, o que poderá contribuir com a falta de atenção e dificuldades cognitivas.
O Baby Class aparece aqui como um excelente recurso para suprir essa defasagem, pois como visto anteriormente ele proporciona às crianças momentos prazerosos através de exercícios lúdicos que visam desenvolver a coordenação motora, disciplina, socialização, postura, concentração, sentido do espaço, medida e atenção, observação e execução de movimentos, desenvolvimento psico-motor e sobretudo o incentivo a criatividade e interpretação.
Desta maneira desenvolve-se de uma forma bem descontraída a coordenação e a cognição para a sua melhor interação com a vida e o seu cotidiano.

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