sexta-feira, 7 de maio de 2010

MESTRADO PARTE 3 "O CORPO GESTO-GESTUALIDADE"

O CORPO GESTO-GESTUALIDADE

A História nos revela que, desde os primórdios, os movimentos biomecânicos e os gestos são instrumentos facilitadores que produzem as expressões: comunicativa, artística, religiosa e a sobrevivência humana, pois o homem primitivo ao sair em busca de alimento, com o recurso facilitador do gesto, imitava o animal que pretendia abater.
Assim, a afirmação impressa no exemplar de Arte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p.67) de que “toda ação humana envolve a atividade corporal”, vem de encontro com nosso pensamento, pois é por meio do corpo-gesto-gestualidade que o homem se inter-relaciona; aprende sobre si mesmo; conhece as suas potencialidades, capacidades e habilidades; e torna possível o convívio social.
Geralmente, uma análise sobre um movimento biomecânico é medida desconsiderando o movimento enquanto gesto, isto é, o gesto-gestualidade visto como instrumento de comunicação-artístico, este deve ser compreendido, também, como vocabulário de dança(passos técnicos), inseridos na Linguagem da Dança.
Para ilustrarmos o significado e distinção desses termos, buscamos apoio na seguinte afirmação:
Na Área da Saúde, (...) o movimento humano é tratado com vários olhares: o da anatomia, morfologia, fisiologia, biomecânica, entre outros, sendo que a maioria dos estudos privilegia o movimento mecânico e não o expressivo.
Já na Área de Humanas (...) não descartam os aspectos da Saúde,
mas focam o movimento e o gesto com outro olhar, o da expressividade.
(ZONTA, 2004, p.96)

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