sábado, 7 de maio de 2011

os plies.....

"O balé pode ser praticado por qualquer pessoa. Que tal arriscar alguns pliés? Quando ouve falar numa aula de balé, que imagem lhe vem à cabeça? Bom, se são pequenas garotas enfileiradas, vestidas de colante, meia-calça, sainha e sapatilha, está na hora de rever os seus conceitos. Isso porque uma das modalidades mais tradicionais de dança está mais em alta do que nunca. O balé tem sido cada vez mais procurado por pessoas de todas as idades interessadas em modelar o corpo, ganhar resistência física e melhorar a postura.Os velhos moldes de aulas rígidas ficaram para trás. Hoje é possível aprender balé clássico de forma dinâmica, inteligente e extremamente prazerosa, é o que garante o renomado professor Jean Marie. Francês, radicado no Brasil, dedica sua vida à dança desde os 14 anos.
Hoje, aos 67, conta com uma lista de alunas recheada de beldades como Alinne Moraes, Letícia Spiller, Daniele Suzuki, entre outras."As pessoas tem uma ideia errada do balé", ele diz. "Eu sempre procurei fazer da aula clássica uma coisa agradável, não muito chata, nem tão rígida. Além de trabalhar o corpo como um todo, eu procuro trabalhar a emoção, antes de tudo. Com a dinâmica, os movimentos e a música, a pessoa solta suas emoções e eu trabalho em cima disso", continua.
A dança traz uma lista enorme de benefícios para o corpo, enrijecendo a barriga, endireitando a coluna e alinhando os ombros "Além do bem-estar imediato, de toda atividade física, a pessoa sente prazer ao ver os resultados em seu corpo", explica Jean. O balé é um exercício completo e inteligente do corpo, aumentando não só o tônus muscular, mas também a força e a sensibilidade.Dessa maneira, com o relaxamento que o professor pratica na aula, a dança faz bem para a mente e também para a postura. "O aluno aprende a controlar a respiração e a partir daí trabalha o equilíbrio. Como consequência, melhora sua coordenação motora, a percepção espacial, sua comunicação corporal e até a memória. Todos os sentidos são trabalhados", conta Jean.Ele ressalta que não há nenhuma restrição para quem quer começar a praticar balé, nem de idade, nem de sexo. Segundo o professor, "só é preciso ver se a pessoa tem algum problema de coração, circulação ou nos joelhos que a impeça. Mas, muitas vezes, a própria dança pode funcionar como um tratamento para essas limitações". Ele também dá classes de alongamento, que recomenda para os iniciantes.O único pedido de Jean é a frequência: "Como tudo na vida, é preciso ter disciplina. A regularidade é muito importante, não adianta fazer de vez em quando e abandonar. Mas eu tenho muito prazer em ensinar, o que faz a diferença e cativa os alunos. Dessa forma, a aula se transforma mais em um momento de lazer, que ajuda a agüentar o dia-a-dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário