sábado, 15 de agosto de 2009

bailarinos adultos...




Todas nós já ouvimos que ballet clássico é apenas para crianças, e blá blá blá, mesmo com a grande procura acontecendo e escolas tendo que se adaptar a crise a as novas alunas e alunos…

.
E para abrir o meu “diário” trouxe essa disciscussão para este espaço de reflexão…
Na última sexta-feira tive o prazer de receber uma nova aluna para uma aula experimental, ela já é formada em ballet e há anos faz aulas em uma mesma academia.
Como sabem tenho um trabalho diferenciado, onde procuro desenvolver o máximo de limpeza tecnica em minhas pupilas.

E minha aula é toda baseada nisso. E a construção metodológica da aula faz com que isso se desenvolva de forma ainda mais lógica para o bailarino que a executa, faze-lo de modo mais ‘natural’ possível, aquecendo cada articulação pedida no desenvolvimento da técnica.
No desenvolvimento da aula fiz minhas correções posturais costumeiras, que muitas vezes vemos passar desapercebido pelo professor ou mesmo pelo aluno que numa sala lotada às vezes não direciona seu ouvido adequedamente na correção daquilo que é mencionado de forma geral pelo professor. E minha nova aluna se surpreendeu.
Ao final da aula ouvi algo muito gratificante, para alguém como eu que me dedico exclusivamente a formar bailarinos que se propõem a começar depois de adultas.
Ela disse: eu adorei a aula, e daí dá para notar a diferença entre fazer aulas numa academia de dança onde a preocupação é ganhar dinheiro, onde o professor não está atento ao aluno (até por uma concepção política da escola onde leciona) e fazer aulas em um studio onde a preocupação é FORMAR BAILARINOS PROFISSIONAIS.
aff… meu sorriso rasgou-se de canto a canto em meu rosto. Uma satisfação enorme encheu meu peito de professora-educadora. Ou seja, estou conseguindo de fato fazer do meu trabalho direcionado ao adulto a aoportunidade séria de um aprendizado completo, pois para educar alguém a ser um profissional o aprendizado deve contemplar a idéia do completo, mesmo que para ser completo ele busque em outras fontes, mas saber que estou sendo uma dessas fontes, é muito gratificante!
Um beijo no coração de todas e todos!Mi....


2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?:)
    O meu nome é Ana Carolina
    sou portuguesa, e dancei ballet dos 5-11anos
    Desde essa altura até agora, que tenho 20 anos que nao danço. Não cheguei a usar as pontas.
    Contudo, é uma paixao que gostaria imenso imenso de voltar... mas nao voltar a dançar por dançar.. quando falo em voltar refiro-me mesmo a: será que conseguirei, como estou, ser uma bailarina "perfeita"?
    A flexibilidad, a elasticidade e o equilibrio nao sao os mesmos, e esse é o meu medo, porque sempre ouvi dizer que "depois dos 13, nunca mais conseguirás mais elasticidade, por isso esforça-te até lá". É verdade isto?

    Fiquei muito feliz quando disse que formava bailarinos adultos... aparecem-lhe sem uma unica noçao de ballet e depois, quando saem, estão prontos para um conservatório?

    Por favor, aguardo ansiosamente rsposta.

    ResponderExcluir