terça-feira, 7 de julho de 2009

Dicas para uma boa aula





"O ballet é a arquitetura sob forma de dança, é também o produto da fusão de outras artes (música, pintura, poesia) com a dança. O ballet é a única forma de dança que não se limita as dimensões da terra, pois seus movimentos e figuras no ar são muitos e constantes."


A aula:

O objetivo básico da bailarina dentro da sala de aula, é o desenvolvimento artístico e técnico, englobando o crescimento da musicalidade, ritmo, disciplina, memorização, postura, criatividade, respeito a si própria e as colegas, sociabilidade, noção de espaço, lateralidade e capacidade de observar e distinguir a maneira correta de realizar os exercícios dados em aula.

Tudo isto é desenvolvido através da exercícios de ballet clássico, divididos em:

--- Exercícios de barra ---

Exercícios de aquecimento: battemunts , tendus, glisses, demi-plies e grand-plies ( 1a. , 2a. , 3a. , 4a. , 5a. , posições de pés )

Exercícios de alongamento e força: foundues, developpes, grand-battemunts, etc...

Exercícios para pequenos saltos: glissades, assembles, changemunts, echappes sautes, etc...

Exercícios para giros: piruetas undeors, etc....

Exercícios de centro: Giros ( piruetas, fouettes, etc...), pequenos saltos (sissones, assembles, petit jetes, jetes, etc...), médios saltos (sissones, ballotes, chasses, etc...), pequenos adagios e port des bras.

Além desses exercícios são dados exercícios específicos para alongamento, trabalhos abdominais e desenvolvimento de força tão necessários para a dança clássica.





Barra:

1. Não fique “grudado” à barra, mantenha uma distancia razoável, para ter mais liberdade ao executar os exercícios. O ballet é uma arte para ser apresentada. Seu trabalho como bailarino é doar-se. Quando se vai a uma apresentação de ballet o esperado é que o bailarino se doe ao que está fazendo, o publico paga para ver exatamente isso. Isso tudo começa na barra. Você deve sempre doar constantemente a energia que há no centro do seu corpo. Tente alcançar longe com seus dedos, tanto das mãos quanto dos pés, imagine a energia saindo pela ponta dos dedos, e também através dos olhos, pois a expressão é essencial. Sempre lembre de se afastar, não “grudar”, doar, não tomar.
2. Durante todos os exercícios, de preferência em cada movimento, tente tirar a mão da barra. Teste seu equilíbrio. Veja se seu peso está na perna certa, e totalmente no lugar. Afinal, no centro você não terá a barra para ajudar.
3. Também, durante cada exercício, pressione o chão com o ball do pé, distribuindo o peso levemente de maneira a deixar o calcanhar com menos peso do que o ball. Não se pode fazer piruetas e saltos com o peso no calcanhar.
4. Enquanto você executa cada exercício sua cabeça deve estar leve, livre, sem nenhum peso. Se não senti-la assim, pense em trazer suas orelhas para a linha dos ombrose colocar energia na parte de trás de seu pescoço. Sua Cabeça deve ficar equilibrada acima de sua perna de apoio. Mantenha os olhos e orelhas o mais distante possível do chão, procure usar como foco um ponto distante. Manter essa distância lhe ajudará a posicionar sua cabeça corretamente, o que evitará que você se desequilibre, caindo para frente, ou perca o controle no centro.
5. Mantenha os movimentos. Faça cada exercício em câmera lenta. Mantenha a energia fluindo. Pense nos pliés como movimentos circulares, eles sempre voltam para cima novamente. O fim de um movimento é o início do próximo. Coordene seus braços com suas pernas, de forma que seus braços se movimentem com suas pernas. Com o mesmo sentimento e a mesma energia.

6. Foque seus olhos. Siga suas mãos. Sempre que movimentar seus braços olhe para suas mãos. Isso trabalhará seu pescoço, e desenvolverá coordenação e equilíbrio. É desse jeito que você deve dançar.

7. Tome cuidado para não esquecer seu lado de suporte, enquanto executa os exercícios e se preocupa com a perna de trabalho. O trabalho correto na barra é tudo para conseguir uma boa técnica quanto ao lado de suporte

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