sábado, 7 de maio de 2011

Dia das mães Ventana

















U2 parte 2










U2








A vida de uma bailarina é cheia de desafios e obstáculos que nos causam dor e sofrimento.Porém não há emoção maior do que a glória e o prazer que sentimos no dia de um espetáculo.



10 exercícios para fazer em casa

Nota: Esta seqüência deve ser feita como auxiliar às aulas de dança regulares e não substituem a orientação de um profissional.


1- Sentar nos pés: mantenha as pernas paralelas, estique os pés e alinhe-os de maneira que fiquem retos (não os deixe virarem para dentro). Sente-se sobre eles e mantenha as costas eretas (como se estivessem apoiadas numa parede). Permaneça um tempo nessa posição até sentir que está cedendo e alongando. Comece a jogar o peso para trás; use as mãos e jogue mais peso para trás; vá alongando mais. O exercício de número 1 foi criado pelo mestre Tony Oliver, professor do Cuballet em São Paulo.


2- Flex/ ponta: sente-se sobre os ísquios, mantenha as pernas paralelas e as costas como que apoiadas numa parede. Vá fazendo flex e ponta sempre indo até o máximo da amplitude que consegue. Observe. Veja os progressos que realiza dia após dia de trabalho. Repita tudo com as pernas em “en dehors”, na 1ª posição.


3- Alongamento sentada: aproveite essa mesma posição e toque as pontas dos pés. Faça em flex, em ponta, na 6ª e na 1ª posição.


4- Borboleta: junte as solas dos pés com os joelhos flexionados. Solte as pernas como o bater das asas da borboleta. Mantenha a coluna ereta e flexione o tronco à frente. Segure em um dos joelhos e desça em direção à perna oposta, forçando para baixo. Repita do outro lado. Vá aumentando seu limite dia após dia.


5- Sapinho: Deite-se de barriga para baixo, com as solas dos pés juntos. Deixe o quadril totalmente relaxado. É normal que os pés fiquem altos. Vá relaxando e deixando a força da gravidade abaixar seus pés. Lembre-se de ir sempre para baixo e nunca voltar.


6- “Plié”2 (técnica do “floor-barre”3): Deite-se de barriga para baixo. Corrija sua postura pressionando a pubis no chão. Distribua o peso também nos braços, em quadrado. As pernas em 1ª posição, com os joelhos para fora. Faça “demis” e “grand pliés” nessa posição. Repita sentada, em 1ª posição e com as costas como se estivessem apoiadas numa parede.


7- “Tendu”4 (técnica do floor-barre): em 1ª posição sentada, faça “tendus” frente esticando a ponta e voltando em flex. Faça frente e lado, alternando as pernas. Faça também deitada, em 1ª posição, de barriga para baixo, com a mesma postura do “plié”.


8- “Elevés”5 (com apoio de uma barra): De frente para a barra ou apoio faça “elevés” em 1ª e 6ª posições. Faça “Elevés” e fique no “balance”6. Transfira o peso todo para uma perna só, ficando com o outro pé em “coupé”7. Saia do eixo, jogando todo o peso para sua perna de apoio, alongando ao máximo seu colo de pé (meia-ponta alta). Volte ao eixo e faça mais alguns “elevés”. Faça o outro pé.


9- “Relevés”8 (com o apoio de uma barra): Repita o exercício anterior com “relevés”.


10- Alongamento na parede: Deite-se de costas, com os glúteos e toda a parte posterior das pernas encostadas numa parede. Abra 2ª posição e relaxe. Vá deixando que o peso da gravidade vá abrindo lentamente suas pernas. Comece ficando 3 minutos. Depois vá aumentando o tempo.

os plies.....

"O balé pode ser praticado por qualquer pessoa. Que tal arriscar alguns pliés? Quando ouve falar numa aula de balé, que imagem lhe vem à cabeça? Bom, se são pequenas garotas enfileiradas, vestidas de colante, meia-calça, sainha e sapatilha, está na hora de rever os seus conceitos. Isso porque uma das modalidades mais tradicionais de dança está mais em alta do que nunca. O balé tem sido cada vez mais procurado por pessoas de todas as idades interessadas em modelar o corpo, ganhar resistência física e melhorar a postura.Os velhos moldes de aulas rígidas ficaram para trás. Hoje é possível aprender balé clássico de forma dinâmica, inteligente e extremamente prazerosa, é o que garante o renomado professor Jean Marie. Francês, radicado no Brasil, dedica sua vida à dança desde os 14 anos.
Hoje, aos 67, conta com uma lista de alunas recheada de beldades como Alinne Moraes, Letícia Spiller, Daniele Suzuki, entre outras."As pessoas tem uma ideia errada do balé", ele diz. "Eu sempre procurei fazer da aula clássica uma coisa agradável, não muito chata, nem tão rígida. Além de trabalhar o corpo como um todo, eu procuro trabalhar a emoção, antes de tudo. Com a dinâmica, os movimentos e a música, a pessoa solta suas emoções e eu trabalho em cima disso", continua.
A dança traz uma lista enorme de benefícios para o corpo, enrijecendo a barriga, endireitando a coluna e alinhando os ombros "Além do bem-estar imediato, de toda atividade física, a pessoa sente prazer ao ver os resultados em seu corpo", explica Jean. O balé é um exercício completo e inteligente do corpo, aumentando não só o tônus muscular, mas também a força e a sensibilidade.Dessa maneira, com o relaxamento que o professor pratica na aula, a dança faz bem para a mente e também para a postura. "O aluno aprende a controlar a respiração e a partir daí trabalha o equilíbrio. Como consequência, melhora sua coordenação motora, a percepção espacial, sua comunicação corporal e até a memória. Todos os sentidos são trabalhados", conta Jean.Ele ressalta que não há nenhuma restrição para quem quer começar a praticar balé, nem de idade, nem de sexo. Segundo o professor, "só é preciso ver se a pessoa tem algum problema de coração, circulação ou nos joelhos que a impeça. Mas, muitas vezes, a própria dança pode funcionar como um tratamento para essas limitações". Ele também dá classes de alongamento, que recomenda para os iniciantes.O único pedido de Jean é a frequência: "Como tudo na vida, é preciso ter disciplina. A regularidade é muito importante, não adianta fazer de vez em quando e abandonar. Mas eu tenho muito prazer em ensinar, o que faz a diferença e cativa os alunos. Dessa forma, a aula se transforma mais em um momento de lazer, que ajuda a agüentar o dia-a-dia".

eu....




BAILARINA Por dentro o nervoso... Por fora a descontração... Por dentro a angústia... Por fora a alegria.... Por dentro a dor... Por fora graça e leveza... Por dentro as lágrimas... Por fora o sorriso... Por dentro a dúvida... Por fora a certeza... Por dentro a cobrança... Por fora a vitória. O nervoso de não saber descontrair; a angústia do proximo passo e a alegria do anterior; a dor que com graça e leveza desaparece; as lágrimas de felicidade que se transformam em sorriso; a dúvida se tudo vale a pena, e a certeza de que apesar da cobrança, sim, tudo vale a pena; e no final tudo se tranforma em vitória... Assim é essa bailarina: *Discreta, mas com muita exuberância; *Alegre, mas com algumas tristezas; *E além de tudo, sonhadora....

alimentação de uma bailarina



Alimentação da Bailarina
Saúde & Performance - Modalidades Esportivas

Geralmente a alimentação de bailarinas não é adequada já que exigências como a manutenção do baixo peso observado fazem com que atletas desse porte caminhem para distúrbios alimentares e uma conseqüente e severa perda de peso.
Observou-se em alguns estudos realizados que a alimentação de praticantes desse esporte é carente em cereais, fibras e proteínas. Foi ainda relatado que a dieta era ainda mais restrita em períodos de apresentações e que 60% das atletas tomavam suplementos vitamínicos, para que, assim, explicassem a carência desses nutrientes na alimentação.

Sendo assim, nota-se que muitas bailarinas sofrem de um distúrbio alimentar chamado anorexia, doença caracterizada pela importante perda de peso causada por uma redução drástica voluntária do consumo alimentar e consequente perda de apetite. Essa redução calórica é geralmente causada pela busca constante por um corpo magro exigido às bailarinas. Assim, a anorexia é um distúrbio alimentar proveniente de fatores biológicos psicológicos, familiares e sócio-culturais.

Sabe-se que, como a dieta é pobre tanto em nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos) como em calorias, as bailarinas podem apresentar comprometimentos, principalmente se esses hábitos alimentares começarem ainda quando crianças. O período de crescimento e desenvolvimento pode ser prejudicado não chegando ao seu ápice. Por outro lado, a importância de uma aparência característica, retratando a magreza extrema torna muito difícil uma adequação da alimentação, assim, é indispensável uma orientação profissional para que não ocorra qualquer prejuízo.

A amenorréia é outro distúrbio comum entre atletas, atingindo de 27 a 50% das bailarinas, possivelmente ocasionada por dois motivos diferentes. Sabe-se que o exercício físico em excesso faz com que o hormônio prolactina seja liberado inibindo a ovulação. Além disso, é comum entre as bailarinas um controle exagerado na dieta e muitas vezes inadequado, fazendo com que a porcentagem de gordura corporal seja insuficiente para que ocorra o processo de ovulação.

Para manter o peso de uma forma saudável, algumas dicas são importantes:
• Beba bastante água durante o dia, e principalmente durante o treino;
• Coma mais alimentos com um alto teor de fibras (cereais como aveia e trigo, frutas como ameixa, mamão, maçã entre outros);
• Procure fracionar a sua dieta fazendo vários lanches durante o dia;
• Não pule refeições;
• Coma devagar mastigando bem os alimentos;
• Nunca deixe de atingir suas necessidades calóricas e adeque sua alimentação consumindo alimentos de todos os grupos, já que cada um deles possui diferentes e importantes funções no seu organismo:
1. Energéticos: pães, massas, cereais, bolos - responsáveis pelo fornecimento de energia para a realização das atividades diárias;
2. Construtores: leite e derivados, carnes, ovo - responsáveis pela síntese ou reparação de tecidos do corpo;
3. Reguladores: frutas e verduras, legumes - responsáveis por regular todos os processos ocorrentes no organismo e melhorar a função intestinal

A prática de qualquer atividade física não deve ser executada em condições de jejum sob risco de crises hipoglicêmicas precedidas de mal-estar, náuseas podendo até levar a perda momentânea da consciência. A prática da atividade física é recomendada com um consumo de alimentos ricos em carboidratos 2 horas antes da mesma, dentre esses alimentos estão pães, massas, açúcares, tubérculos, etc.

Durante a atividade, a manutenção da glicemia ocorre também com o consumo de alimentos em concentrações não tão altas de carboidratos como cenoura, vagem, sucos de frutas.
Por se tratar de uma atividade física aeróbica de média intensidade, o balé apresenta um gasto energético de aproximadamente 5,2 Kcal por minuto (para uma pessoa de 50 Kg) assim, a dieta de uma bailarina deve ser calculada de acordo com as suas necessidades basais, acrescentando-se as necessidades causadas pela atividade física em questão.

Além disso, essa alimentação deve ser balanceada contendo todos os tipos de alimentos para que não haja carência de nenhum nutriente.
Assim, a bailarina irá manter o peso desejado de uma forma saudável e não terá qualquer prejuízo relacionado à saúde, e ainda terá o desempenho adequado ao praticar o balé. Percebe-se então que todos os seus objetivos serão alcançados

flexibilidade





Exercícios para Flexibilidade


A flexibilidade é um aspecto muito importante na vida do bailarino, não só pelas bonitas possibilidades de movimento, mas principalmente porque auxilia na prevenção de injúrias. Quanto mais flexível for o bailarino, mais facilidade terá na execução dos passos e menos propenso estará a sofrer algum dano, principalmente em grandes saltos, que além de grande amplitude exigem que os movimentos sejam feitos de forma brusca. Antes de passar ao exercícios vamos a a alguns conceitos:

Flexibilidade: Qualidade que permite que os movimentos sejam realizados em amplitude máxima, sem que com isso haja lesões ou dor e que depende da elasticidade dos músculos e da mobilidade articular.

Alongamento: forma de trabalho que tem por objetivo a manutenção dos níveis de flexibilidade do indivíduo.


Pescoço:
Flexão e extensão: abaixe a cabeça, encostando o queixo entre as clavículas e baixe a cabeça para trás.
Flexão lateral: tente encostar a orelha no ombro (direita e esquerda).
Circunde com a cabeça em sentido horário e anti-horário.
Olhe para um lado e para o outro


Flexionamento: Forma de trabalho que tem por objetivo a melhora no nível de flexibilidade, tendo intensidade e duração maior que a do alongamento.


Braços:
Entrelace as mãos e levante os braços alongando as costas.
Estenda os braços para trás com as mãos entrelaçadas.
Levante um dos braços dobrados para trás enquanto puxa com o outro braço.
Estenda os braços para o lado com as mãos flexionadas

Pernas e quadril:
De pé, flexione o tronco encostando as mãos no chão.
Na posição anterior, flexione uma perna de cada vez.
Na posição anterior “caminhe” para frente com as mãos e suba na meia-ponta, volte à posição inicial. Apóie-se com as mãos no chão, flexionando uma perna e mantendo a outra estendida para o lado. Mantenha as costas alinhadas.
Deitada com os joelhos dobrados, traga um joelho até o quadril e abduza-o tentando encostá-lo no chão.
Deitada com as pernas estendidas, traga um joelho até o quadril e estenda a perna sobre o tronco. Repita o exercício anterior e estenda a perna para o lado sem girar o quadril.
Deitada de lado, traga o joelho até o quadril e, segurando no calcanhar, puxa a perna em direção ao ombro.


Sentada com as pernas estendidas para o lado e os pés esticados, flexione o tronco sobre uma perna, mantendo os braços estendidos acima da cabeça.
Sentada com as pernas estendidas para os lados, flexione o tronco para frente tentando encostar o abdômen no chão. Mãos à frente da cabeça.
Deitada sobre o abdômen, flexione uma perna levantando o joelho do chão. Mantenha o quadril no chão.

Coluna:
Sente em borboleta e flexione o tronco com os braços estendidos à frente da cabeça.
Deitada com o abdômen para baixo, levante o tronco com as mãos no chão. O quadril deve permanecer no chão.Compense, sentando sobre as pernas dobradas e flexionando o tronco.
Na mesma posição, mas com as mãos estendidas acima da cabeça, levante o tronco. Compense.
Deitada em decúbito dorsal com os pés e as mão no chão, estenda o tronco (ponte).

Comentário de uma mãe sobre os benefícios do ballet clássico:


Comentário de uma mãe sobre os benefícios do ballet clássico:

" Acredito que é parte da educação de uma criança. O ballet ensina disciplina pessoal e desenvolve o gosto e apreciação da música, desde muito pequeninos”.

Esse é o benefício para o aluno. Mas que benefício têm os pais mandando seus filhos aprenderem ballet? Sobretudo, o ballet envolve os pais com o desenvolvimento das habilidades de seus filhos.Essa deve ser uma experiência muito agradável pois os pais têm a oportunidade de compartilhar com seus filhos, a conquista de seus objetivos e ver como eles crescem com confiança e maturidade.

O Ballet Clássico dá ao estudante uma educação global e pode ser feito por qualquer criança que queira experimentar o prazer do movimento.

O Ballet Clássico consiste de três elementos interelacionados: Técnica, Música e Atuação. Os estudantes ganham disciplina da mente e do espírito, assim como do corpo. Permite que eles se expressem como indivíduos, artísticamente, o que pode ser passado para os outros aspectos de suas vidas.

desenvolvendo a sociabilidade e novas amizades.


encorajando a disciplina física e o controle e conhecimento de seu corpo


inspirando um senso de confiança física e mental


encorajando uma boa postura e habilidade corporal

ententendo a relação entre música, rítmo e movimento controlado.


promovendo o conhecimento de outras formar de arte, associadas ao ballet clássico


ensinando-lhes o gosto pelas artes cênicas.


Essas novas experiências vão beneficiá-los não só no ballet clássico em todos os aspectos de sua vida.